Quer economizar na manutenção do seu veículo?
- Milton Mec

- 17 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Exija o plano de manutenção de acordo com a quilometragem e manual do veículo, a menos que você tenha um outro problema tipo uma colisão que tenha afetado uma outra peça como por exemplo, o radiador ou uma mangueira, ou que tenha passado em um buraco gerando assim barulho na suspensão ou no escapamento, fora isso seguimos as recomendações do manual, com transparência e sem empurroterapia.
Existem 3 tipos de manutenção
Basicamente, existem três diferentes tipos de manutenção veicular. Saber qual tipo escolher é uma decisão estratégica que refletirá diretamente nos seus custos.
Manutenção corretiva
A manutenção não significa exatamente “conserto”. Ela está mais ligada à ideia de “manter o estado inicial de algo”.
Por isso que a manutenção corretiva é frequente em veículos com grande quilometragem. Mas o ideal é que ela seja evitada. Ela ocorre, normalmente, em frotas onde não existe um bom plano de manutenção preventiva.
Os custos de uma manutenção corretiva são mais altos, se comparados à preventiva. Ela envolve troca de peças, mão de obra especializada e o custo de manter o veículo parado na oficina em momento não programado.
Manutenção preditiva
A função da manutenção preditiva é antecipar problemas nos veículos por meio da coleta periódica de dados do veículo por monitoramento, realizado por tecnologia aplicada e equipamentos de ponta.
É um tipo de manutenção bastante eficiente na redução de custos. Isso porque pode antecipar problemas mecânicos, evitando grande parte das manutenções corretivas. Normalmente utilizada em grandes frotas de locadoras e transportadora.
Manutenção preventiva
Conforme explicado durante este artigo, em termos de custo-benefício, é a mais fácil, rápida e eficaz alternativa quando falamos em manutenção veicular ou de frota. Isso porque prevenir danos é muito mais barato do que reparar, quando comparado à manutenção corretiva.
Manutenção preditiva X Manutenção preventiva
Na manutenção preventiva, as peças e componentes são trocados levando em conta o tempo de uso ou a quilometragem dos veículos. Isto é independente, portanto, do estado atual em que se encontram. De modo simplificado, o parâmetro para os reparos da manutenção preventiva é a durabilidade dos elementos de acordo com os fabricantes responsáveis.
Já a manutenção preditiva, por sua vez, é fundamentada nas reais condições em que o veículo ou equipamento se encontra. Esse tipo de manutenção acompanha e monitora os veículos periodicamente, com o mesmo propósito da preventiva, contudo, com procedimentos diferentes.
Conclusão
O plano de manutenção preventiva é uma medida que, além de trazer mais segurança e qualidade para o cuidado do veículo, é uma decisão estratégica importante na redução de custos da manutenção em si.
Aplicando esse planejamento, você economiza tempo de carro parado na oficina, e economiza dinheiro.
Quer outras dicas para cuidar melhor do seu carro?
Em nosso blog, você encontra mais conteúdos que podem te ajudar.
Confira!
Agende agora uma visita técnica.
Conte conosco para manter a manutenção do seu veículo em dia, agende agora sua revisão.
Milton Mec / O seu Mecânico Delivery




Comentários